Viaduto do Chá e Praça Ramos com nova iluminação

Goiás - 2010-11-22

A Prefeitura da cidade de São Paulo substituirá a iluminação no Viaduto do Chá e na Praça Ramos em agosto de 2010. As novas lâmpadas de vapor metálico da Liteman.
A Prefeitura da cidade de São Paulo substituirá a iluminação no Viaduto do Chá e na Praça Ramos em agosto de 2010. As novas lâmpadas de vapor metálico da Liteman ressaltarão o valor arquitetônico e paisagístico do local, aumentarão a luminosidade percebida e trarão sensação de segurança e conforto. Além da atualização tecnológica, o projeto contribuirá para ampliar a percepção de beleza, segurança, e tranquilidade, que deverá incentivar o uso do espaço público durante a noite.

O vapor metálico é a tecnologia mais indicada para revitalização e embelezamento de espaços públicos. Sua luz branca brilhante reflete as cores de maneira fiel, mais próxima da cor percebida à luz do dia. "A Liteman oferecerá à Prefeitura de São Paulo uma tecnologia que permitirá a revitalização dos espaços com o menor custo possível, pois dispensará a troca dos reatores existentes”. afirma Gláucia Sudan, Gerente de Estratégia da Liteman. Com a troca dos reatores os custos gerados com aquisição de equipamento e mão de obra para substituição aumentariam mais de 50%.

Cidade luz

O Viaduto do Chá e a Praça Ramos já foram consideramos na década de 50 um dos espaços públicos mais iluminados do mundo, a despeito da fama de Paris ocupar esta posição. Hoje, um projeto de revitalização do Departamento de Iluminação Pública (Ilume) da Prefeitura de São Paulo, quer resgatar as cores e a luminosidade desses locais.

As lâmpadas atualmente no Viaduto do Chá e Praça Ramos são do tipo vapor de sódio. Muito utilizadas na iluminação pública. Elas têm tecnologia eficiente, mas produzem uma luz amarelada que não favorece a beleza de espaços, induz ao sono e não incentiva a convivência, pois causam uma sensação de penumbra e, portanto de insegurança.

Se comparada com o vapor de sódio, a tecnologia do vapor metálico é similar em durabilidade e consumo. No entanto, gera uma luz branco-brilhante que melhora a percepção visual porque reflete, de forma fiel, as cores reais dos objetos e vegetação. Por isso, é a mais indicada para a utilização em espaços públicos e monumentos, além de espaços de convivência. A tecnologia também é largamente empregada em campos , quadras esportivas e áreas de lazer de grandes condomínios.

Sobre a Liteman

A Liteman é uma empresa especializada em iluminação. Com dois anos de atuação no Brasil a empresa está sediada em Goiânia (GO), tem filiais em Curitiba e representação em varias capitais do Brasil e também em São Paulo, cidade onde pretende se instalar até o final de 2010. Para o mercado brasileiro, a Liteman oferece produtos certificados e com padrão de qualidade testado que equilibram produtividade, conforto, embelezamento, visibilidade, comunicação e segurança de acordo com a necessidade de cada espaço.

Autor: Mro Marcas