Secretários debatem modelos de desenvolvimento sustentável para Amazônia

Rondônia - 2012-03-27

Uma política de desenvolvimento sustentável para a Amazônia Legal. Esse foi o principal assunto do Fórum de Secretários de Estado do Meio Ambiente da Amazônia Legal, que terminou sexta-feira (16), em Porto Velho. O evento iniciado na quinta-feira (15) teve como objetivo estabelecer a cooperação entre as ações ambientais e econômicas contribuindo para o desenvolvimento sustentável das populações amazônicas na busca da conservação florestal, proteção do clima e o fortalecimento da gestão ambiental.

O Fórum, coordenado pela titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Nancy Maria Rodrigues contou com a presença de secretários de Meio Ambiente dos noves Estados que compõe a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.

Os principais assuntos debatidos no primeiro dia de reunião foram a Lei Complementar 140, com a presença de Rodrigo Dutra, da diretoria de Proteção Ambiental do Nacional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); e Regularidade Ambiental. Também aconteceram duas apresentações: uma com o tema “Ordenamento Territorial – Revisão do Zoneamento Sócio Econômico e Ecológico de Rondônia”, apresentado pelo técnico da Sedam, Luiz Cláudio Fernandes; e a outra, “Serviços Ecossistêmicos: Aspectos Técnicos Contábeis e Jurídicos”, com Shigueo Watanabi, diretor do Ibope Ambiental – São Paulo; e Regularidade Ambiental.

Na sexta-feira (16), foi apresentando o “Plano Estadual de Governança Climática e Gestão da Produção Ecossistêmica do Estado de Rondônia”, com a palestra de Edjales Benício de Brito, Coordenador do Grupo de Trabalho Amazônico – GTA; e Projeto Carbono Surui, com o líder maior do povo Paiter Almir Naraymoga Surui; discussões e aprovação das Propostas de Governo dos Estados da Amazônia Legal para a RIO + 20, co objetivo de alinhar a posição dos Estados da Amazônia Legal em relação à temática e gerar um documento comum que será levado para o Rio +20.

© Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental - Todos os Direitos Reservados
Estrada do Santo Antônio, 5323 - Triângulo - Porto Velho - CEP 76805-810 - Fone (Fax) (69) 3216-1059 / (69) 3216-1045 / (69) 3216-1084.

Notícias relacionadas

MAR 1
Governo do Estado e Caixa Econômica firmam parceria

O Chefe da Casa Civil do governo de Rondônia, Juscelino Amaral, recebeu em ...

FEV 28
Curso Especialização em Agrimensura - Estudo modular à distância

A Escola Brasileira de Agrimensura oferece o curso: Especialização em ...

FEV 23
Alezi Teodolini traz ao Brasil nova tecnologia para levantamento GNSS

A Alezi Teodolini, empresa com quase 40 anos no mercado com foco na venda e ...

FEV 18
Artigo aborda aspectos fundamentais para a demarcação de terras

Milhares de anos atrás o homem iniciou a agricultura, gerando então maior ...

FEV 18
Arquipélago de Fernando de Noronha terá subsolo marinho mapeado

O subsolo marinho de Fernando de Noronha, arquipélago pertencente ao estado ...