Principais dúvidas sobre a Ortodontia

Rio Grande do Sul - 2012-09-24

- O que é tratamento ortodôntico?

O tratamento consiste basicamente na movimentação dos dentes desalinhados para uma ótima posição, melhorando sua estética, fonação, mastigação e higienização. No exame inicial (face e dentes), é feita uma análise de suas estruturas e solicitada uma documentação inicial (radiografias, traçados e modelos de gesso). Após uma análise criteriosa desses elementos, é realizado um plano de tratamento individualizado.

- Posso colocar aparelho mesmo sendo adulto?

SIm. Aproximadamente 40% dos pacientes hoje são adultos. O processo biológico do movimento dos dentes é o mesmo em adultos e crianças, sendo somente mais lento nos adultos.

- Quando se indica a colocação do aparelho ortodôntico?

Por vários motivos, como má oclusão ("mordida torta"), estética (dentes desalinhados), dores e estalido na região do ouvido (articulação temporo-mandibular).

- Quanto tempo dura o tratamento?

Geralmente de 18 a 36 meses. Em alguns casos, pode terminar antes ou depois do previsto, dependendo da gravidade, cooperação do paciente e do tipo de tratamento envolvido.

- Qual o tipo de aparelho devo utilizar?

Depende da má oclusão, sendo determinado pela análise da documentação e pelo exame clínico.

- O tipo de bracket influencia no meu tratamento?

Não necessariamente. Hoje em dia há diversos tipos de brackets, variando em relação ao seu material (metal, níquel-free, cerâmica, safira,...) e prescrição (Edgewise standard ou straight-wire). Entretanto, o que realmente vai diferenciar seu tratamento é a escolha de um profissional qualificado, com experiência clínica e acadêmica.

Qual a idade ideal para a primeira consulta?

Na infância. Para que o tratamento ortodôntico seja o mais eficaz e o mais curto possível, e importante intervirno momento certo. Entre os 4 e 8 anos de idade é quando a maioria dos problema são diagnosticados, pois é nessa idade que começa a troca dos dentes de leite pelos permanentes.

Notícias relacionadas

SET 24
Os adultos são maior parte usuária de aparelhos ortodônticos

Usar aparelho ortodôntico é a alternativa mais procurada para corrigir as ...