Os adultos são maior parte usuária de aparelhos ortodônticos

Rio Grande do Sul - 2012-09-24

Usar aparelho ortodôntico é a alternativa mais procurada para corrigir as alterações dentofaciais. Antigamente havia certo preconceito com relação à utilização destes dispositivos em adultos. Hoje é comum encontrar adultos em consultórios de ortodontistas, seja pela primeira vez ou para ajustar o resultado de tratamentos anteriores que não tiveram o efeito esperado. A moderna ortodontia traz diversas opções para os adultos. Os tratamentos são menos invasivos e quase não provocam desconforto.

Outros fatores que contribuem para que os adultos percam o medo e a vergonha e encarem o tratamento ortodôntico são os preços mais acessíveis, a evolução na qualidade e no visual dos aparelhos e a maior exigência com a estética.

Um sorriso bonito e saudável só é possível com o encaixe correto dos dentes e da mordida. A Ortodontia é praticamente o único meio de fazer isso.

Dados do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo revelam que em 1990 apenas 10% dos pacientes eram adultos. Em 2010 este índice subiu para 50%, ou seja, em 20 anos o número de adultos que se submetem a tratamentos ortodônticos quintuplicou. Este aumento expressivo também é reflexo da mudança de cultura.

Atualmente profissionais de qualquer área se preocupam com a sua imagem, por isso o público adulto é exigente. Para usar o aparelho ortodôntico é necessário ter uma boa saúde bucal geral.

O apinhamento – dentes amontoados por falta de espaço – e dentes tortos (mal posicionados nas arcadas e destas entre si) são as principais causas que levam os adultos a buscar ajuda.

Além disso, o envelhecimento também atua sobre a região, deixando a boca com menos volume, ocorrendo um estreitamento e encurtamento dos arco dentários. Isto dificulta a higienização, a mastigação adequada dos alimentos e afeta a auto-estima, já que a pessoa fica com vergonha de falar
ou sorri.

O principal objetivo do aparelho ortodôntico é posicionar corretamente os dentes e alinhá-los de maneira que eles fiquem em equilíbrio com as linhas do rosto, com biotipo facial, seja feminino, seja masculino. Com os dentes alinhados a higiene fica bem mais fácil, deixando-os mais limpos e sem correr o risco de sofrer com doenças gengivais ou bucais.

Notícias relacionadas

SET 24
Principais dúvidas sobre a Ortodontia

- O que é tratamento ortodôntico? O tratamento consiste basicamente na ...