Lentes de Contato – Solução para quem não gosta de óculos

São Paulo - 2011-01-29


A maioria dos pacientes que usam óculos sonham em um dia deixar de usá-los. Muitos pensam em cirurgias ou até mesmo abandonam o uso dos óculos por considerá-los desconfortáveis ou antiestéticos, apesar da melhora da visão que estes proporcionam. Felizmente para estes pacientes há um recurso que permite associar a boa visão sem o uso de óculos e sem a realização de cirurgias, com a utilização de lentes de contato.

Existem diversos tipos de lentes de contato, como as rígidas, indicadas para pacientes que possuem irregularidades na córnea, e as gelatinosas, indicadas para a maioria dos pacientes. Dentre estas existem as descartáveis, de uso prolongado, as tóricas e as multifocais. Os compostos que as formam são dos mais variados possíveis, permitindo variações no conforto e na tolerância ao uso prolongado.

As lentes de contato possuem outras vantagens em relação ao óculos além do estético. Pelo seu contato com os olhos as lentes são indicadas para a prática de esportes, onde o uso de óculos convencionais não são apropriados, propiciando ao usuário a ampliação do seu campo visual, pois não há armações ou lentes “atrapalhando” a visão. Também não sofrem com a luz refletindo nelas, o que prejudica pessoas que necessitam dirigir a noite e sentem o desconforto da luz refletindo nos óculos. Outra vantagem é a possibilidade de utilizar óculos de sol sem se preocupar com a visão e com a ausência dos óculos de grau habituais.

As lentes de contato atuais são produzidas com materiais que filtram os raios ultravioletas, produzindo uma proteção adicional e com isso reduzindo o aparecimento de catarata e degeneração macular. Hoje são indicadas não apenas para as pessoas que possuem miopia ou hipermetropia, mas também para aqueles que possuem astigmatismo e presbiopia, popularmente conhecido como vista cansada, que acomete as pessoas acima dos 40 anos. Há as lentes cosméticas, ou seja, que podem ou não possuir grau, mas alteram a cor dos olhos do paciente.

Mas as lentes de contato não apresentam apenas vantagens. Elas não são indicadas para todos os pacientes, como os óculos, pois há pessoas que não podem utilizá-las em decorrências de doenças oculares, alergias e alterações no formato do olho que somente uma consulta ao oftalmologista consegue identificar. Não é o mesmo grau dos óculos que é utilizado nas lentes, devendo o usuário passar por uma consulta onde a lente será calculada para se adaptar corretamente nos olhos, assim como será verificado se ela não está provocando alguma reação indesejada em virtude da alteração na oxigenação da córnea.

Outra desvantagem das lentes é em virtude do cuidado com a sua limpeza. As lentes devem ser acondicionadas em estojos especiais quando não estiverem sendo utilizadas e imersas em um produto adequado a sua limpeza e conservação. A utilização de produtos não adequados propicia o crescimento de microorganismo que podem causar doenças nos olhos, e em alguns casos levando a perda da visão, como as provocadas por amebas e fungos. Estas doenças são diagnosticadas principalmente em pacientes que utilizam erroneamente as lentes e não seguem as orientações de um oftalmologista, acometendo principalmente usuários de lentes de contato cosméticas, que costumam adquirir suas lentes em óticas e farmácias e não recebem aconselhamento adequado.

As lentes de contato não substituem os óculos, pois haverá momentos que as mesmas não poderão ser utilizadas, por exemplo quando os olhos estiverem irritados. Quando utilizadas corretamente são tão seguras quanto os óculos, mas para isto somente utilize lentes recomendadas pelo seu oftalmologista e o visite com regularidade para detectar problemas precocemente.

Dr. Marco A. Olyntho
Médico Oftalmologista
Consultório (17)3355-9200
São José do Rio Preto-SP

Notícias relacionadas

JAN 29
Catarata – Reabilitando a Visão

O olho humano se assemelha a uma câmera fotográfica. A lente que faz o ...

JAN 29
Garantindo a Visão no Futuro

Os pais se preocupam com vários aspectos da saúde dos filhos, desde o ...

JAN 29
O mito do Coelho e da Cenoura

Praticamente todo mundo reclama que a partir dos 40 anos apresenta algum ...

JAN 29
O envelhecimento da visão

Nosso corpo sofre com o passar dos anos, principalmente ao adentrarmos a ...

JAN 29
O Gato e a Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma das mais importantes doenças oculares em nosso país. ...