https://www.fabrilar.com.br/como-preparar-fundacao-casas-pre-moldadas-preco-metro-quadrado-em-campinas-1.html

São Paulo - 2020-12-26

A fundação ou alicerce serve para apoiar a construção no terreno. Ela tem a função de receber as cargas/ forças que agem na estrutura – peso, vento, etc. – e transmiti-las para o solo. Sem uma boa fundação, a construção não ficará firme e poderá inclinar-se, rachar as paredes e, até mesmo, desabar. É a fundação que irá tornar o terreno um local onde poderá ser feita uma construção.

A fundação depende do tipo do solo no terreno. Uma sondagem permite saber qual é a fundação mais indicada – recomenda-se que seja realizada, antes do início de qualquer obra, a Sondagem de Simples Reconhecimento ou Sondagem SPT (Standard Penetration Test).

Existem firmas especializadas em sondagens de solos. Mas elas não cobram barato e nem todas as pessoas têm recursos disponíveis para contratá-las. Por isso, a melhor dica é consultar os vizinhos para saber como foram feitas as fundações das casas próximas.

Existem vários tipos de fundação. Elas são definidas pela norma ABNT NBR 6122/ 2010. Elas podem ser definidas em dois grupos, as profundas e as superficiais:



Fundações profundas
Utilizadas em casos de grandes projetos, como prédios altos ou nos casos em que o solo só atinge firmeza adequada em profundidades superiores a 3 metros. Os tipos mais comuns são:
Estaca: as estacas tem grande comprimento e são colocadas por equipamentos especializados, os bate-estacas. Normalmente são de aço. Não há descida de pessoas para colocá-las;
Tubulões: é um tipo de fundação cilíndrica em que, ao menos na etapa final, há descida de pessoas para colocá-lo. Os tubulões podem ser feitos a céu aberto ou sob ar comprimido, podendo ou não ter a Base alagada. Podem ser de aço ou concreto;
Caixões: é um tipo de fundação que lembra uma “caixa” é é concretada na superfície e executada por escavação interna. Sua base pode ser alagada ou não


Fundações superficiais
Quando a profundidade de escavação é inferior a 3 m e o peso (carga) é leve. É o tipo de fundação utilizado na construção de casas, sobrados, etc. Possuem baixo custo de execução, devido ao menor consumo de material e por não ter a necessidade de maquinário para a realização das escavações.

Vamos falar de três dessas fundações superficiais, as mais empregadas em nosso dia-a-dia em pequenas construções que são a viga baldrame (ou sapata corrida), a sapata e o radier.

Baldrame ou sapata corrida
O baldrame é o tipo mais comum de fundação e é a mais econômica que existe. É uma viga que pode ser de pedra alvenaria ou concreto (simples ou armado) construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala.
É muito utilizado em casas construídas sobre solo firme encontrado até 60 cm de profundidade.

A montagem do baldrame é feita com tábuas que servem de moldura para sua concretagem.

Se o baldrame utilizar concreto armado, receberá o nome de sapata corrida.

Abrimos uma vala e fazemos o baldrame sobre o fundo dela. Se o baldrame for de concreto armado, a montagem dele será feita com tábuas que servem


Para o baldrame de concreto armado, hoje é amplamente vendido no comércio a armadura de aço pronta que será colocada seu interior. Normalmente o preço é cobrado pelo kg da armadura. Uma pesquisa por sapata de ferro na internet irá mostrar uma ampla oferta.

A vantagem do baldrame é que não são necessários vigas e pilares para a sustentação do peso da parede e do telhado.



Independente de fazer o baldrame de blocos ou de concreto jamais devemos deixar de fazer a impermeabilização para evitar que a umidade do solo “suba” pelas paredes e deixe a construção com um problema permanente de mofo.

Sapata
A sapata é preferida onde o baldrame não é recomendado, quer pelo peso da construção ou pela baixa resistência do solo. A sapata é um bloco de concreto armado construído diretamente sobre o solo dentro de uma escavação.
A desvantagem da sapata (muitas vezes chamada de simples ou isolada) é que ela necessita de vigas e pilares para fazer a distribuição do peso da parede e do telhado. E isso, é claro, encarece a construção.



Radier
Quando não encontramos solo firme até 60 cm de profundidade, além da estaca podemos utilizar o radier que nada mais é do que construir uma laje sobre o solo.
O radier, além de apoiar a construção, servirá como contrapiso e calçada.

No entanto, o radier só pode ser usado se todo o terreno tiver o mesmo tipo de solo. Assim, se uma parte do terreno for firme a outra não, o radier não poderá ser utilizado.



Atenção: não esqueça de instalar os tubos de esgoto e os ralos antes de concretar o radier.