Goiânia é 2º polo regional de aviação

Goiás - 2011-11-15

Fonte: Mariza Santana

Goiânia é hoje o segundo polo regional aeronáutico do País e atende o Centro-Oeste com inúmeras empresas de aviação e um leque de serviços oferecidos neste setor. O primeiro lugar fica com São Paulo, que abrange a região Sudeste.

A capital goiana tem ainda reconhecido potencial na formação de recursos humanos, nas diversas atividades aeronáuticas. Segundo a Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), a cidade funciona como aglutinadora de interesses da região, principalmente de Brasília, Cuiabá e Campo Grande.
Conforme levantamento realizado pela entidade, o Aeroporto Santa Genoveva recebeu, somente no ano passado, um total de 39 mil voos relacionados à aviação geral, o que resultou em uma média de 800 por semana. A maioria dos movimentos foi feita por aeronaves particulares, de instrução e de táxi aéreo. Graças também à aviação geral, em 2010, Goiânia esteve interligada a 600 aeródromos espalhados por todo o País.

Vice-presidente da Abag, Ricardo Nogueira informa que a capital goiana tem entre 22 e 24 empresas que comercializam algum tipo de produto ou prestam certos serviços na área aeronáutica. “É um segmento bem dinâmico”, destaca ele. Por isso, esta posição de polo regional do setor, ao interligar toda a Região Centro-Oeste.