Entenda por que a má postura acaba com o ânimo e prejudica sua saúde

Rio de Janeiro - 2010-12-27

http://www.enaf.com.br/news_entenda_por_que_a_ma_postura_acaba_com_o_animo_e_prejudica_sua_saude.html

Entenda por que a má postura acaba com o ânimo e prejudica sua saúde
Alongamentos, fisioterapia e RPG trazem mais consciência corporal e alinham a coluna


Você já reparou na sua postura? Se a resposta for negativa pode ser o momento de rever conceitos. O Minha Vida conversou com dois especialistas em fisioterapia e RPG, a Dra. Fernanda Elhiage da Fonte e o Dr. Pedro Rizzi de Oliveira, que explicam os milagres de uma coluna alinhada para estética do seu corpo e para sua saúde. O stress do dia-a-dia cansa e facilita o costume de andar de forma curvada, por se tratar de uma posição, a princípio, mais cômoda.Os benefícios de uma bela postura
Enquanto uma postura inadequada causa tantos problemas para nosso corpo, o contrário pode fazer milagres. Uma boa postura traz muitos benefícios a saúde e ao bem-estar do indivíduo. Dentre os benefícios estão melhor disposição, melhor aparência, redução da sobrecarga sobre os músculos e articulações e melhora da autoconfiança afirma Pedro Rizzi.

Peito para fora, barriga para dentro
Uma pessoa com a coluna alinhada tem mais disposição. Isso porque os órgãos internos trabalham melhor já que não ficam pressionados pela acomodação inadequada das vértebras. E não é tão difícil conseguir isso. Consciência corporal e alongamento são os maiores aliados nessa conquista. A prática de diversos exercícios que exijam boa coordenação motora e controle do corpo traz resultados rapidamente , afirma Fernanda.

Habitue-se a policiar os ombros caídos, manter o abdômen sempre contraído e preste atenção ao modo como você permanece em frente ao computador ou à televisão.

RPG, uma forcinha extra
O RPG é uma técnica fisioterapêutica de correção postural, que tem como benefícios a redução da dor, a melhora da postura, o aumento da flexibilidade, melhora da consciência corporal, aumento da auto-estima, redução das tensões e melhora da respiração.

De acordo com a fisioterapeuta Fernanda Elhiage, o método trata, além das dificuldades da postura os ombros, a fraqueza ou pouco alongamento das pernas.

Abra o olho
Geralmente as pessoas só procuram um médico quando estão sentindo fortes dores na coluna. Esse não é o único indicativo de que existe algum problema. Cansaço crônico, tensão, ruídos articulares e a própria percepção de uma má postura são indicativos de algum distúrbio que demanda a atenção de um especialista.

Pontos de tensão
As dores começam na região lombar (área próxima do quadril) e seguem coluna acima, com forte tensão no pescoço (área cervical).

Fonte: http://minhavida.uol.com.br/conteudo/3072-Entenda-por-que-a-ma-postura-acaba-com-o-animo-e-prejudica-sua-saude.htm

Notícias relacionadas

DEZ 27
Pilates e gestantes - Os benefícios.

http://studiodepilatesconceitus.blogspot ...

DEZ 27
Sexo X Pilates _ ajuda ou não??

http://www.gravidaecia.com.br/Site/pagina ...

DEZ 27
Gravidez e dor lombar

Gravidez e dor lombar Qual a mamãe, que não se queixa, em uma certa ...