Caso de Sucesso – “Sonho que se sonha junto: Liartte”

Mato Grosso do Sul - 2011-10-27

http://www.casosdesucesso.sebrae.com.br/CasoSucesso/casosucesso_item.aspx?Codigo=319

Sonho que se sonha junto: Liartte

(2005 - 2008 : MATO GROSSO DO SUL)

A filha mais nova da família Oizumi seguiu o rumo do empreendedorismo desde muito cedo. Lígia nasceu em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, um estado voltado ao agronegócio. Em 2008, a cidade apresentava uma riqueza na diversidade de culturas, trazidas pelos imigrantes de vários países, e contava com a terceira maior colônia japonesa do País. Em feiras e pontos turísticos, a culinária do Japão se destacava. O sobá1, entre outros, foi incorporado como um prato preferido na região.

Campo Grande, bom centro comercial, era o portal do turismo, pois estava próxima das fronteiras abertas de dois países irmãos, Paraguai e Bolívia, o que fomentava o fluxo de turistas para compras, bem como os passeios ecológicos em cidades da região do Pantanal e de Bonito, famosos pelas belezas naturais.

Lígia decidiu, em 2005, que precisaria ajudar seus parentes que estavam trabalhando no Japão a retornar definitivamente para o Brasil. Sendo assim, era necessário encontrar em Campo Grande uma fonte de renda para eles. Passou então a estudar oportunidades de negócios, participando de cursos e palestras, quando sentiu a motivação pelo artesanato que, ao mesmo tempo, lhe daria prazer e possibilidade de gerar bons lucros.

Como na maioria dos casos de brasileiros que estão no Japão, a família possuía recursos. Porém, com alguns membros distantes do Brasil, era, de certa forma, alienada do cenário político-econômico brasileiro. Lígia, no entanto, estava terminando a faculdade de Administração de Empresas e passou a fazer o planejamento para que as economias da família pudessem ser bem aplicadas no Brasil.

Em 2005, a empreendedora enfrentava o desafio de como iria garantir a sobrevivência da família em Campo Grande, com a aplicação dos seus recursos financeiros em um investimento rentável e com riscos calculados.




Notícias relacionadas

OUT 27
Liartte Moveis Planejados Anuncio 06 10 2011 Shop Tour

http://www.shoptourcampogrande.com.br/ http://www.youtube ...

OUT 27
Dekasseguis recebem ajuda ao voltar ao Brasil (Liartte Moveis ...

http://pegntv.globo.com/Pegn/0,6993,LIR337912-5027,00.html A família ...