Museu da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

Informação sobre Museu Da Faculdade De Direito Da Universidade De São Paulo

Museu da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Desde sempre destinada a confundir-se com a História de São Paulo e do Brasil, a Velha e Sempre Nova Academia de Direito, hoje, continua a cumprir sua missão, formando não apenas novos bacharéis, mas grandes juristas e homens públicos, capacitados para defender e preservar o desenvolvimento do país no Estado de Direito.

Na fervilhante vida cultural que a Faculdade de Direito introduziu na pequena São Paulo do Século XIX, foi também gestado um sem-número de periódicos, peças teatrais, obras literárias e poéticas, que representam fundamentos da vida intelectual nacional, condensados nas figuras de Álvares de Azevedo, Castro Alves e Fagundes Varella, poetas românticos cujos nomes, gravados em placas de mármore, há mais de um século encimam o portal de entrada da Faculdade.

Desde o início, a Academia de Direito instalou-se no Largo de São Francisco, no velho convento, que datava do século XVI e cujas respectivas igrejas ainda existem. Sem nunca deixar esse lugar pleno de significados, foi na década de 1930 que para ela se construiu um novo edifício, amplo e monumental. O projeto, de autoria de Ricardo Severo, sucessor de Ramos de Azevedo, representou a própria criação do estilo neocolonial, que agregava à moderna arquitetura, elementos do barroco luso-brasileiro, evocando a tradição cultural do país e do velho convento que, naquele mesmo lugar e por mais de cem anos, acolhera a Academia.

O edifício, hoje tombado como patrimônio histórico do Estado de São Paulo, abriga importante acervo cultural: nele próprio encontram-se agregados elementos dignos de nota, tais como os vitrais da escadaria, produzidos pela Casa Conrado Sorgenicht, e o mobiliário do Salão Nobre e da Sala da Congregação, confeccionado no Liceu de artes e Ofícios de São Paulo. Pinturas e esculturas de artistas renomados distribuem-se pela Faculdade homenageando velhos e inspiradores Mestres.

Especial destaque merece a Biblioteca, que, em 1825, já com acervo reunido de longa data pelos frades franciscanos, tornou-se a primeira biblioteca pública de São Paulo, antes mesmo da inauguração da Faculdade.

A Faculdade de Direito, além disso, foi a primeira instituição a integrar a Universidade de São Paulo no momento de sua criação, em 1934. O primeiro Reitor, Professor Reynaldo Porchat, era docente da Faculdade de Direito e nela sediou-se a Reitoria naqueles primeiros tempos.

(11) 3111-4037 (11) 3111-4000 www.direito.usp.br/museu ... Largo São Francisco, 95 010 5-010 Sao Paulo (São Paulo)

Não sabe como chegar neste lugar?

Visualize a empresa Museu da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em modo vista da rua , ou modo vista normal, para saber mais informação da localização desta empresa e seus serviços locais.

  • Vista normal empresa Museu da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
  • Vista da rua empresa Museu da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

Esta empresa no seu GPS: -23º 32' 57.876'' / -46º 38' 13.258''

  • A 190 m de São Paulo, SP Tempo estimado de chegada de carro 0 min
  • A 820 m de Unai, SP Tempo estimado de chegada de carro 1 min
  • A 1460 m de Duque de Caxias, SP Tempo estimado de chegada de carro 2 min
  • A 3.14 km de Ibiruba, SP Tempo estimado de chegada de carro 5 min
  • A 6.69 km de Itaborai, SP Tempo estimado de chegada de carro 10 min
  • A 6.90 km de Porangatu, SP Tempo estimado de chegada de carro 10 min

Cuiket Level

(320 pontos)
6.2Nivel
0 10
Subir Nivel

Mediante a Cuiket Level poderá valorar os serviços, qualidade e preço da Museu Da Faculdade De Direito Da Universidade De São Paulo.

Também recomendado

Se a empresa Museu da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo não era o que procurava, Cuiket também te recomenda ver esses negócios:

Biblioteca Zalina Rolim

Rua Corredeira, 26 - Sao Paulo

Nossa empresa está localizada em Sao Paulo, São Paulo. oferecer um trabalho de boa qualidade é nosso objetivo, para satisfazer sempre as exigências de Bibliotecas da nossa clientetela. Expertos em Espaço de leitura, mapas, cursos, Zalina rolim e recortes.

Na empresa Biblioteca Zalina Rolim você vai encontrar a garantia de satisfação de 100% em Bibliotecas. Estamos localizados em Sao Paulo, SP.

(11) 55732606

Casa Puebla Sebo

Al dos Jurupis, 1256 - 04088-004 Sao Paulo

Oferece Cultura em Sao Paulo, São Paulo.

(11) 55420116

4Linux - Informatica

R. Teixeira da Silva, 660 6º Andar - Sao Paulo

Obtenha produtos e serviços para Cultura - Você pode nos encontrar em Sao Paulo cidade, SP.

(11) 21254747 www.4linux.com.br

A Esportiva Jogos Bilhares - Brás

R Gasômetro, 656 - Sao Paulo

Na empresa A Esportiva Jogos Bilhares - Brás você obterá garantia de satisfação se contratar os nossos serviços para Cultura em SP.

Academia de Ballet Tânia Ferreira Gasparini Ltda - Prq São Jorge

R. Síria, 180 - Sao Paulo

A meta da empresa Academia de Ballet Tânia Ferreira Gasparini Ltda - Prq São Jorge é dedicar a atenção e o atendimento em Cultura que sua clientela merece.